quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PIB japonês apresenta retração de 0,3% entre abril e junho

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão se contraiu 0,3% no trimestre que vai de abril a junho. O dado correspondente ao segundo trimestre do ano fiscal japonês, que conclui em março de 2012, representa uma contração do PIB japonês de 1,3% a ritmo anualizado.

Em termos nominais, o PIB do país asiático se contraiu 5,7% a ritmo anualizado, segundo o relatório preliminar apresentado pelo Executivo.

Embora represente o terceiro trimestre consecutivo de queda no crescimento da economia japonesa, o que tecnicamente a continua situando em recessão, os números são melhores do que o esperado.

Os analistas prediziam uma contração de 0,7% para este trimestre e uma de 2,6% a ritmo anualizado, segundo uma pesquisa realizada pela agência local Kyodo.

A maior queda foi registrada nas exportações, que diminuíram 4,9% de abril a junho frente aos três primeiros meses do ano, afetadas pelos efeitos do terremoto e do tsunami do dia 11 de março.

Menor que esperada, a contração da economia japonesa animou os investidores da Bolsa de Tóquio. O índice Nikkei da Bolsa de Valores de Tóquio fechou nesta segunda-feira em alta de 122,69 pontos (1,37%), aos 9.086,41. O índice Topix, que reúne todos os valores da primeira seção, subiu 8,93 pontos (1,16%), para 777,12. 

Apesar dos números negativos, alguns analistas antecipam crescimento para o PIB japonês entre julho e setembro pela rápida recuperação de muitos setores da economia após a catástrofe de março. Outros, no entanto, acreditam que a situação é mais incerta devido aos problemas fiscais nos Estados Unidos e Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário